Boa tarde hoje vamos falar sobre Frequências, Histograma, Polígono de frequência.
Vou começar explicando sobre frequências absoluta, relativa e acumulada
não irei usar o exemplo da nossa apostila que estamos estudando pois está muito 'ruim'.
Vou usar esta imagem como exemplo.
A variavel X pode ser o numero de filhos, e a fi é a frequencia absoluta ou frequencia ou a quantidade, neste exemplo vamos supor que é o numero de pessoas.
Note que a frequência absoluta é dada através da quantidade de pessoas por filho. Por exemplo, temos 1 pessoa com 0 filho (nenhum filho), ou 2 pessoas com 1 filho, etc. Os dados quantitativos expressam com exatidão a situação analisada.
podemos analisar que do lado está o fri ou seja a frequência relativa.
Para calcularmos a frequência relativa pegamos a frequência absoluta e dividimos pelo total ou especificamente falando o numero de termos que no caso é (10), ficando assim fri = fi / n.
Note que na imagem podemos ter a frequência relativa em valores unitários que com a soma de todos tem que dar 1,0 ou em porcentagem somando tem que dar 100%.
Frequência acumulada
Simbolizamos a frequência acumulada por F (f maiúsculo).
Se quisermos a a Frequência acumulada f1 (frequência absoluta 1) a formula é F1 = f1, se quisermos a F2 é o acumulo da frequência f1 + f2 ou seja F2 = f1 + f2, se quisermos a F3 seria F3 = f1 + f2 + f3 então nós vamos acumulando as frequência, ou seja a frequência acumulada é só acumularmos as frequências absolutas.
Veja na imagem como ficou.
Frequência relativa acumulada (Fri = Fi / n)
Para fazermos a frequência relativa acumulada pegamos o valor da frequência acumulada por exemplo o 1 e dividimos pelo total ou especificamente falando o numero de termos que é 10.
veja na imagem pegamos o valor da frequência acumulada e dividimos por 10, assim teremos a frequência relativa acumulada, o total está X pois não há necessidade.
bem simples não?
para quem ficou com duvida assista este video muito simples e bem objetivo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário