sábado, 23 de agosto de 2014

Problema de Monty Hall

Aula 2 Problema de Monty Hall

Em busca de um novo carro, o jogador escolhe a porta 1. O apresentador então abre a porta 3 revelando que ela não tem o carro, e oferece ao jogador a possibilidade de escolher a porta 2 ao invés da porta 1.


O problema de Monty Hall é muito utilizado em cursos de probabilidade e estatística, com ele é possível vermos, como o cérebro não foi feito para lidar intuitivamente com tais tipos específicos de problemas.

O jogo consiste no seguinte: Monty Hall ( o apresentador ) apresentava 3 portas aos concorrentes, sabendo que atrás de uma delas está um carro ( prêmio bom ) e que as outras têm prêmios de pouco valor.
 1ª etapa: O concorrente escolhe uma porta ( que ainda não é aberta ).
 2ª etapa: Monty abre uma das outras duas portas que o concorrente não escolheu, sabendo à partida que o carro não se encontra aí.
 3ª etapa: Agora com duas portas apenas para escolher pois uma delas já se viu, na 2ª etapa, que não tinha o prêmio e sabendo que o carro está atrás de uma delas, o concorrente tem que se decidir se permanece com a porta que escolheu no inicio do jogo e abre-a ou se muda para outra porta que ainda está fechada para então a abrir.

Qual é a estratégia mais lógica ? Ficar com a porta escolhida inicialmente ou mudar de porta ? Com qual das duas portas ainda fechadas o concorrente tem mais probabilidade de ganhar ? Por quê ?
R: A resposta correta e contra-intuitiva é que é vantajoso trocar. Na verdade é duas vezes mais provável ganhar o prêmio se se trocar de porta do que se não o fizer.
    Existem três portas - A, B e C. Quando o concorrente escolheu uma delas, digamos a A, a chance de que ela seja a premiada é de 1/3. Como conseqüência, a probabilidade de que tenha errado, ou em outras palavras, de que o prêmio esteja nas outras duas portas B ou C é de 2/3. Pode-se comprovar isso somando a probabilidade de cada uma das outras portas ou simplesmente sabendo que a probabilidade de que haja um prêmio é sempre 1. O importante é ter em mente que a chance de o prêmio estar nas outras portas que você não escolheu é de 2/3.
    Entendendo isso, basta ver que o apresentador abrirá sem erro uma dessas outras duas portas que contém um prémio mau, digamos que seja a B. Ao fazer isso, ele está lhe dando uma informação valiosa: se o prêmio estava nas outras portas que não escolheu (B ou C), então agora ele só pode estar na porta que você não escolheu e não foi aberta, ou seja, a porta C. Ou seja, se o concorrente errou ao escolher uma porta - e as chances disto são de 2/3 - então ao abrir uma das outras portas não-premiadas o apresentador está lhe dizendo onde está o prêmio. Toda vez que o concorrente tiver escolhido inicialmente uma porta errada, ao trocar de porta irá com certeza ganhar. Como as chances de que tenha errado em sua escolha inicial são de 2/3, se trocar suas chances de ganhar serão de 2/3 - e por conseguinte a chance de que ganhe se não trocar de porta é de apenas 1/3. É assim mais vantajoso trocar de porta.

A análise pode ser ilustrada em termos da chances de probabilidades iguais que o jogador inicialmente escolheu o carro, bode A, ou bode B
1.
Monty-CurlyPicksCar.svg
Apresentador revela
um dos bodes
Pfeil.png

Pfeil.png
Monty-DoubleSwitchfromCar.svg
Jogador escolhe carro
(probabilidade 1/3)
Trocar perde.
2.
Monty-CurlyPicksGoatA.svgApresentador tem que
revelar Bode B

Pfeil.png
Monty-SwitchfromGoatA.svg
Jogador escolhe Bode A
(probabilidade 1/3)
Trocar ganha.
3.
Monty-CurlyPicksGoatB.svgApresentador tem que
revelar Bode A

Pfeil.png
Monty-SwitchfromGoatB.svg
Jogador escolhe Bode B
(probabilidade 1/3)
Trocar ganha.
O jogador tem uma chance igual de inicialmente selecionar o carro, Bode A, ou Bode B. A troca resulta em uma vitória 2/3 das vezes.

Um Exemplo disto é mostrado no filme "Quebrando a banca", em que o professor pergunta para um dos alunos. Veja no Video abaixo.


Referências:

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Curva de Gauss

Aula 2 Curva de Gauss

Uma curva de Gauss é um gráfico de distribuição normal de um determinado conjunto de dados, como por exemplo de um exame de QI como sitado na aula pelo Prof° Valente, alem de representar dados ela também representa uma função que possui propriedades peculiares. A curva de Gauss é comparada ao formato de um sino, chapeu, corcunda, camelo pela sua curva.

Curva de Gauss em estatística

Ela começa em menos infinito vai subindo até 1, que é a probabilidade máxima, em 50% do tempo, e depois tende a mais infinito na probabilidade zero. Tirando esse lado atemático, a curva significa simplesmente que a maioria dos fenômenos fica compreendida no meio a curva, ou seja, eles ocorrem com mais ou menos 50% de chance de ocorrer.

Representação da curva de Gauss





Johann Carl Friedrich Gauss (ou Gauss)

Gauss foi um matemático, astrônomo, físico alemão que contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletro estática, astronomia e óptica.
Para saber mais sobre Carl Friedrich Gauss acesse o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Friedrich_Gauss.


Gauss
Carl Friedrich Gauss, por Christian Albrecht Jensen



Neste vídeo veremos como Gauss resolveu um exercício, que para muitos levaria muito tempo para solucionar a soma dos primeiros cem números naturais. Detalhe , ele tinha apenas 9 anos .



Referências: